cólera

·le·ra

Significado de Cólera

n.f.
1. Rompante ou rasgo de fúria ou raiva; designação atribuída a um sentimento e/ou comportamento pautado pelo descontrole, exacerbação ou exaltação, que surge como resposta a algo que indigna, zanga, acomete ou incomoda;
2. Fereza, violência, agressividade ou selvajaria (nos animais);
3. Designação de ímpeto, agitação, força ou furor (de algo ou alguém);
4. Denominação de indignação ou revolta;
5. (Medicina) Patologia epidémica de grande gravidade, bastante contagiosa, que se caracteriza pela presença de diarreia, náuseas e cólicas; também é conhecida por cólera-morbo, mordexim, entre outras designações.
(Etm. do grego: kholéra)

Sinónimo de Cólera

Sinónimos: agitação, agressividade, braveza, exacerbação, exasperação, fereza, feridade, força, furor, gana, impetuosidade, ira, irritação, malquerença, ódio, odiosidade, raiva, rancor, sanha

Definição de Cólera

Classificação gramatical: nome feminino
Divisão silábica de cólera: ·le·ra

Frases com a palavra Cólera

Não devemos mostrar a nossa cólera ou o nosso ódio senão por meio de actos. Os animais de sangue frio são os únicos que têm veneno.
— Arthur Schopenhauer
Deixarmo-nos dominar pela cólera, equivale a sofrermos como justos o castigo reservado ao pecador.
— Jonathan Swift

Exemplos com a palavra Cólera

Uma onda de cólera invadiu a comunidade hispânica nos Estados Unidos, após a entrada em vigor, na passada sexta-feira, dia 23, de uma nova lei para a imigração no estado do Arizona.
Jornal de Notícias, 25.04.2010
Autoridades anunciaram detecção dos primeiros casos  de cólera. Número de vítimas mortais das inundações subiu para 1100.
Diário de Notícias, 02.08.2010