aspecto

Significado de Aspecto

n.m.
1. Designação da face, fachada ou figura exterior de alguma coisa; aparência, apresentação ou ar; Tinha um aspeto delicioso;
2. Semblante, figura, físico ou fisionomia.
3. Forma ou modo de percecionar ou encarar (alguma coisa); designação de ponto de vista, enfoque ou perspetiva: Tendo em conta esse aspeto;
4. (Gramática) Denominação atribuída à categoria gramatical que comunica ou exprime a forma usada para analisar o processo verbal (no interior da sua estrutura temporal): aspecto durativo; aspecto cessativo; etc;
5. Designação de cada um dos prismas ou dimensões através das quais alguma coisa pode ser percecionada de forma transversal.
(Etm. do latim: aspectus)

Grafia utilizada após AO de 1990: aspeto.

Sinónimo de Aspecto

Sinónimos: aparência, ar, figura, fisionomia, paisagem, semblante e vista

Definição de Aspecto

Classificação gramatical: nome masculino
Divisão silábica de aspecto: as.pec.to
Plural de aspecto: aspectos

Frases com a palavra Aspecto

A economia significa o poder de repelir o supérfluo no presente, com o fim de assegurar um bem futuro e sobre este aspecto representa o domínio da razão sobre o instinto animal.
-- Thomas Atkinson
Maravilhoso é o poder que pode ser exercido, quase inconscientemente, sobre uma empresa, ou um indivíduo, ou mesmo sobre uma multidão, por uma pessoa de boa índole, boa digestão, bom intelecto e bom aspecto.
-- Anthony Trollope

Exemplos com a palavra Aspecto

Predisposição para doenças e aspecto do rei serão estudados através do seu ADN. Ainda continuam as disputas sobre onde as suas ossadas voltarão a ser sepultadas.
Público, 13.02.2014
Os resultados dos Jogos da Lusofonia estão longe de ser de primeiro plano, mas a importância deste evento que está a decorrer em Goa vai muito para lá do aspecto desportivo.
Público, 27.01.2014
« asnidade « asno « aspas « aspecto » asperamente » aspereza » aspergir »